Muchu Chhish, a montanha que nunca foi escalada, alcançada por três homens

Uma equipe tcheca composta por Zdenek Hak, Radoslav Groh e Jaroslav Bansky levou seis dias para escalar Muchu Chhish

Muchu Chhish, uma montanha de 7.453 metros na cordilheira Karakoram que nunca foi escalada antes, foi finalmente alcançada por três homens, ExploradoresWeb relatado na terça-feira.

Uma equipe tcheca composta por Zdenek Hak, Radoslav Groh e Jaroslav Bansky levou seis dias para escalar o pico não escalado mais alto do mundo.

Alpinistas da República Checa tentaram chegar ao cume três vezes nos últimos quatro anos e Groh foi um dos membros do ano passado.

“Começamos no dia 1º de julho após a aclimatação. Subimos pela crista sul até a crista principal e depois continuamos em direção ao oeste até o cume. Chegamos ao topo no dia 5 de julho às 10h20 e tiramos mais um dia para a descida (Nós) finalmente entramos novamente no acampamento base em 6 de julho às 18h”, disse Zdenek Hak ao ExplorersWeb, que cobre notícias de aventura ambiental online.

Ele disse que eles escalavam cerca de 8 a 10 horas por dia e construíam quatro bivaques, um acampamento temporário sem tendas ou cobertura usado especialmente por montanhistas.

“A extensão total da rota do acampamento base foi de 20 km e 3.687 metros verticais. A extensão do acampamento 1 até o topo foi de 14,29 km, e o ganho de altitude foi de 2.300 m”, disse Haq.

Os alpinistas checos já tentaram escalar Muchu Chhish, que se esconde na cordilheira ocidental do Karakoram, na Ásia, em 2020, 2022, 2023.

No ano passado, uma equipe composta por Pavel Korinek, Pavel Bem, Radoslav Groh e Tomas Petrecek quase alcançou o cume antes que o mau tempo os prendesse a 7.200 m na base de uma última pirâmide rochosa.

Eles, no entanto, recuaram depois de ficarem sem suprimentos e combustível.