O Pou e o resgate do italiano Franchini: “Escapamos dessa armadilha”

Los irmãos Poujunto com seu companheiro de equipe Huaracino, Micher Quito, ascendeu A esfinge de 5.350 metros, pela prestigiada rota ‘La Cruz del Sur’ – linha inaugurada em 2000 pelo italiano Mauro Bole ‘Bubu’ e pelo esloveno Silvo Karo, dois montanhistas de culto com rotas abertas em todo o mundo -, e encerrar uma expedição marcado pela abertura de duas grandes rotas como ‘Pisco Sour’ até o Pisco coberto de neve de 5.780 m ‘Puro Floro’ até a nevada Copa de 6.190 m, mas também pelo intenso e difícil resgate do montanhista italiano Tomas Franchini em Cashan.

Apenas Novas chegadas de Maiorca chegaram à cidade de Huaraz- ponto de encontro do montanhismo internacional no Peru, e local localizado entre 3.000 e 3.300 m de altitude- onde receberam o triste notícia de que o prestigiado montanhista italiano Franchini, de 35 anos e originário das Dolomitas, sofreu uma queda o que provavelmente teria sido fatal…

”A Associação de Guias Peruanos solicitou a nossa ajuda para que pudéssemos dar-lhes informações sobre a área, sabendo que em 2019, junto com Manu Ponce de Múrcia, havíamos aberto uma rota inaugurando a face noroeste do Cashan de 5.685 m, um lugar muito próximo em que teria ocorrido o acidente. Como as primeiras coisas primeiro, Partimos para o barranco de Rajucolta na companhia de outras vinte pessoas. que comporia a equipe de socorro”, lembra o Pou.

“Mantivemos estas experiências até termos a certeza de que o corpo de Tomas repousa agora na cidade italiana de Madonna de Campiglio, no sopé das Dolomitas. Este foi o objetivo final dos vinte socorristas que colocaram as nossas vidas em risco: devolver o corpo à sua família e demonstrar os verdadeiros valores da montanha”.aponte o Pou.

Este é o relato em primeira pessoa do resgate.

Fizemos 1000 m sem aclimatação até chegarmos aos 5100m, onde um pouco antes e graças aos binóculos pensávamos ter visto algo vermelho atrás de algumas pedras… Como não houve movimento, começamos a pensar que não encontraríamos vivo o nosso amigo italiano., mas como a esperança é a última coisa que se perde, começamos a nos mover… Tivemos que parar nosso progresso quando percebemos que o corredor que tínhamos que subir estava varrido por avalanches de pedras e neve… Esperamos até as 5: 00h quando caiu um pouco A temperatura e com a luz já diminuindo – já escurecia às 18h – os guias peruanos Micher Quito e Francisco Ostos, e os irmãos Pou entraram na zona de risco. Dos quatro, Francisco era o único que não conhecia o ferido, por isso todos nós tivemos um envolvimento pessoal no resgate.”

Poderíamos ter decidido não subir mais, porque a possibilidade de colocarmos nossas vidas em risco era muito grande.

Irmãos Pou

“Poderíamos ter decidido não subir mais, porque a possibilidade de colocar nossas vidas em risco era muito grande, mas agarrados a uma pequena esperança de que ele ainda estivesse vivo ou, na pior das hipóteses, mostrando do que são feitos os montanhistas e luta para trazer seu corpo de volta para casa, para seus entes queridos, decidimos correr esse risco…Foi decidido que nenhum dos dezesseis componentes restantes entraria na zona de perigo. Subimos o mais rápido que pudemos, tentando nos proteger nos grandes blocos do caminho, correndo de um para o outro como se fosse uma zona de guerra, enquanto mais abaixo nos avisavam pelo rádio sobre a queda de pedras. .”

Um momento de resgateIrmãos Pou

“Chegamos ao ponto vermelho que na verdade era o Tomas… O que descobrimos não foi agradável: Nosso companheiro ficou semienterrado devido ao impacto em queda livre de cerca de 300 m que ele havia sofrido. Como não vimos possibilidade de levantar a maca – o terreno era técnico para escalada – descemos com cordas usando a neve, na direção de onde estavam os restantes companheiros enquanto as pedras assobiavam…”

Temos orgulho de pertencer a este grupo de sonhadores loucos, capazes de dar tudo para ajudar o próximo.

Irmãos Pou

“No momento em que alcançamos o resto do grupo e conseguimos colocá-lo na maca, todos nos abraçamos: O corpo de Tomas estava seguro e escapamos ilesos daquela armadilha. Era a última luz do dia e agora fizemos uma longa descida até a Garganta Rajucolta, onde chegamos tarde da noite e muito cansados… Queremos agradecer à Associação de Guias do Peru e aos componentes que participaram do Resgate dispositivo, ao grupo de carregadores que lutaram para baixar a maca, à unidade da polícia de montanha, aos responsáveis ​​​​pela logística e manutenção e, de certa forma, a todos os que possibilitaram que o corpo de Tomas descansasse com seus entes queridos naquele belo vale das Dolomitas que é Madonna di Campiglio. De Huaraz as nossas mais sinceras condolências à família e amigos, aos seus dois companheiros – Cristóbal Señoret e Hugo – durante esta infeliz subida, à comunidade montanhista italiana, e também à internacional, porque Tomas foi um montanhista amado e reconhecido em todo o mundo . mundo”

“Este resgate é um exemplo claro de que no montanhismo prevalecem os mais belos valores do ser humano, sendo na maioria das vezes um exemplo de camaradagem, gentileza e solidariedade altruísta, numa sociedade cada vez mais individualista e competitiva. Temos orgulho de pertencer a este grupo de “sonhadores loucos capazes de dar tudo para ajudar os outros”.. Para você e para cada um de nós. Voe alto Tomas“.

A subida através de ‘La Cruz del Sur’

Eles são A última atividade no Peru foi a que aconteceu em La EsfingeA montanha da Cordilheira Branca, localizada no desfiladeiro de Parón, é com seus 800 m de granito vertical e mais de cinco mil metros de altura, a escalada rochosa mais importante de todo o maciço.

Embora Os Pou querem promovê-la há anos, só nesta temporada é que encontraram a oportunidade de o fazer: “Todos falam muito bem desta parede, e embora também seja verdade que 99% dos escaladores estão inclinados a fazer a rota espanhola de 1985 – obra de Sevi Bohórquez e Onofre García de Múrcia -, que é mais clássica e mais simples, nós decidimos por esta rota ítalo-eslovena que sempre nos chamou a atenção.

‘Cruz del Sur’ é algo como 7c+/800m, e foi aberto com o número certo de extensões, tornando-se uma subida com longas distâncias entre amarras que podem ficar expostas e perigosas em caso de queda. É preciso dizer também que o granito é espetacular e proporciona uma subida muito técnica.

O Pou, no Cruzeiro do SulMiguel Quito

“No topo as dificuldades diminuem, mas o frio torna-se insuportável por causa do vento e da sombra, tanto que sofremos uma provação para superar cada metro que resta… Faltando dois lances – cerca de cem metros – a noite também cai sobre nós, o que significa que perdemos visibilidade.mas graças a Deus já estamos na parte mais simples…”, diz o Pou.

Após 13 horas de subida sem descanso, chegaram ao cume do La Esfinge a 5.350 m de altitude. “O frio é tão intenso – a sensação térmica ronda os -10º – que mal duramos alguns segundos no topo e rapidamente começamos a descida. Uma hora e pouco depois, estamos de volta ao nosso acampamento para comemorar com nosso cinegrafista Alex Estrada que acompanhou tudo ao vivo”, lembram.

“Estamos muito felizes, fizemos uma grande subida, e embora uma pequena derrapagem no terceiro lance não nos tenha permitido completar todo o percurso “à vista” (na primeira tentativa), ficámos satisfeitos com o que conseguimos, “eles analisam.