Muito mais que uma expedição à Antártica: “Há muita vida depois do câncer e estamos aqui para provar isso”

“A vida é agora”. Cruz Álvaro Ela tatuou essa frase no pulso esquerdo após superar o câncer de mama. “Fiz isso para não esquecer que só temos uma vida e temos que aproveitá-la, não temos que viver pensando no amanhã, mas sim viver no presente.”. Não devemos perder tempo com ocupações banais. “O câncer me colocou no meu lugar”, diz ele com um sorriso durante sua visita à redação do MARCA.

A madrilena, que trabalha como técnica na Provedora de Justiça, lembra-se perfeitamente do dia em que foi diagnosticada. Houve partes da conversa com o médico que sua mente não processou naquele momento. Mas ele rapidamente começou a trabalhar. Ela sustentou a família, passou por 8 operações e estava muito saudável até a mastectomiacirurgia para remover tecido mamário.

Depois de um tempo veio a queda de humor. “Entrei em uma caverna. Ele disse: por que vou comprar um vestido se vou morrer amanhã? Não quis fazer planos e resolvi procurar ajuda profissional.”ele reconhece. E graças a compartilhar seus medos e inseguranças, trocou o chip e decidiu beber a vida em goles. “Até comprei um apartamento na praia! As pessoas não associam o câncer à sobrevivência e isso é um erro. Temos que dar visibilidade às pessoas que sobrevivem, o que é muito mais”ele argumenta. E com essa vontade de viver apresentou-se ao Pelayo Life Antarctica Challenge 2024. “Tomo isso como a aventura da minha vida”, afirma.

As pessoas não associam o cancro à sobrevivência e isso é um erro, temos de dar visibilidade às pessoas que sobrevivem, que são muito mais

Cruz Álvaro, expedicionário do Pelayo Life Antarctica Challenge 2024

Uma aventura que partilhará com outros quatro sobreviventes do cancro, escolhidos entre 538 candidatos de 11 países. Para comemorar uma década do Desafio, eles entrarão no território mais frio, seco e ventoso da Terra. Eles chegarão ao deserto de gelo após 14 dias navegando em uma escuna 39 toneladas com casco de aço naval. Eles partirão de Usuhaia (Argentina), Eles contornarão o Cabo Horn e viajarão 10.000 quilômetros pela Passagem de Drakeonde os oceanos Pacífico, Atlântico e Sul se encontram e onde fluem algumas das correntes oceânicas mais fortes do mundo.

Se eles podem, eu também posso

Viva uma aventura como essa, como Antes, seus antecessores faziam isso no Kilimankaro, no Annapurna, nos Andes ou na Patagônia, também se tornou um motivação para Almudena Sánchez. Conheceu o Desafio Pelayo Vida através de seu parceiro, que Ele exibiu os documentários das expedições anteriores para animá-la. O farmacêutico detectou o caroço em seu seio enquanto ela tomava banho. “Trabalho em um hospital e sabia todo o processo que seria acionado caso fosse ruim. Neguei o diagnóstico por vários meses. Ele não tinha antecedentes criminais, era jovem (tem 44 anos), atleta, sempre cuidou muito de mim. A primeira coisa que pensei foi que iria morrer.”ele confessa.

“Quando você perde o medo de morrer, você começa a viver.”

Almudena Sánchez, expedicionária do Pelayo Life Antarctica Challenge 2024

Ela havia sofrido vários abortos antes do diagnóstico. “Quando vi os documentários pensei: ‘Se eles conseguiram, por que eu não posso?’ Ver mulheres que escalaram montanhas, que pedalaram até Annapurna ou que fizeram outros desafios me ajudou durante os tratamentos. Quando eu estava no sofá e pensei que não conseguiria, disse: ‘Vamos tentar o Desafio Pelayo’. Há 80% de chance de cura e minha cabeça deu um clique graças a esse Desafio”, reconhece Almudena, que competiu no atletismo durante vários anos. “Quando você perde o medo de morrer, você começa a viver” reflete a mulher de Ávila, que nunca havia navegado antes.

Aprendi sobre o Desafio graças à MARCA

Nem o sevilhano Macarena Bohorquez. Nem há um ano – será no dia 24 deste mês – Foi submetido a uma cirurgia a um sarcoma de tecidos moles, que representa entre 1 e 3% dos cancros diagnosticados em Espanha. Foi ela quem notou um caroço na axila no ano passado, quando tinha 35 anos. “Foi só no Desafio Pelayo que comecei a dizer a palavra câncer. Ele negou. Não queria que ele fosse o centro da minha vida e que todos me perguntassem sobre ele”, admite.

Os expedicionários do Pelayo Life Antarctica Challenge 2024 em MARCA.

Ela soube da existência do Desafio 2023 na noite anterior à cirurgia, quando navegava na seção Aventura do site MARCA. “Naquela noite fui para a cama com a ideia de que seria expedicionário no ano seguinte. “Eu contei ao meu marido”, lembra ela. E isso se tornou sua motivação. “Meu tipo de sarcoma tem 20% de chance de sobrevivência”, explica. Nunca navegou e afixou cartazes por toda a província de Cádiz. Também foi gravado um vídeo para contar o caso e pedir ajuda. “Achei que 100 pessoas iriam ver e eram 178 mil”ele lembra entre risadas. Muitas pessoas responderam e, graças a elas, ele aprendeu a navegar para o Desafio.

A vela, seu melhor remédio

No caso de Marta Castillo navega há anos. A paixão foi herdada seu pai, que fez a mesma rota pela Antártica em 2010um ano depois de ter linfoma. Agora ele está lendo seus diários. “Quando meu pai me viu mal por causa dos tratamentos, me levou para velejar porque voltei à vida no mar”ele reconhece. Além disso, ela nunca pensou na morte, mas quando recebeu a notícia foi como se ela se desconectasse e a vivenciasse de fora. “Comecei a agir como um autômato”, confessa.

A todos aqueles que me escrevem e estão passando pela doença, mando a foto do meu último gotejamento para que vocês vejam que eu estava muito mal, mas que passa

Marta Castillo, expedicionária do Pelayo Antarctic Life Challenge 2024

A manhã conheceu o Desafio Pelayo Vida graças ao seu oncologista. “Ela me contou quando ficou arrasada com a quimioterapia. Agora várias mulheres me escreveram, como resultado do Desafio, perguntando a mim e Mando para todos a foto do meu último gotejamento para que vejam que estive muito mal mas que podemos sair dessa”, explica ele. Porque um dos objetivos do Desafio é encorajar e inspirar aqueles que agora estão passando por câncer.

Vivendo com câncer em uma pandemia

“É uma palavra que está muito associada à morte, mas há muita vida depois do cancro e estamos aqui para o provar.”. Embora tenhamos passado por momentos muito difíceis devido aos tratamentos, vocês estão se recuperando aos poucos. E olhem para nós agora, estamos indo para a Antártida”, diz Patricia del Solar.

À mulher madrilena que nadou três dias por semana Ela foi diagnosticada com câncer de mama no dia 10 de março de 2020, poucos dias antes de nos trancarmos em casa por causa da Covid.. Ele viveu todo o processo em uma pandemia. “No hospital já havia muita tensão, as cadeiras estavam lacradas, não davam agendamento, as agendas estavam bloqueadas… Eu tinha um tumor de 7 centímetros e eles continuavam cancelando consultas para mim. Eu tive que ir para tudo sozinho”, lembra ele, impotente. Ela foi submetida a mastectomia e reconstrução dorsal. Após os tratamentos, ele não conseguiu levar sua alma. “No primeiro dia que saí para a rua andei 50 metros e voltei porque estava morta”, lembra ela. Agora, cheio de vida, navegará pela Antártida com uma mensagem de esperança.