Antía Jácome, o dobro ou nada: “As medalhas não me tiram o sono”

Antía Jácome (Pontevedra, 1999) é uma opção séria de medalha nos Jogos Olímpicos de Paris que serão realizados neste verão. Chance dupla, para ser rigoroso, porque o canoísta competirá nas modalidades C1 200 e C2 500 com María Corbera. “As medalhas são o objetivo, mas não me tiram o sono à noite. Nunca são uma obsessão. Estou muito animado, mas também estou preparado caso elas não venham. Assinar só uma? Não. Estou muito claro que o resultado que tem que sair é porque lutei por isso. Se eu conseguir, ótimo, e se não conseguir é porque alguém merece mais do que eu e eu terei. lutar pelo próximo”, confessa em sua postagem. passando pelo set de ‘MARCA La Difference’.

“María e eu temos muita cumplicidade e boas vibrações. Nos amamos muito, somos super próximos e conversamos sobre tudo que surge no barco no momento. o nível individual torna-nos melhores na equipa do barco Embora cada um de nós treine num só lugar (Antía em Maiorca e María em Aranjuez) não temos problemas em reunir-nos com a frequência necessária. muito neste processo”, diz ele.

Antía praticou muitos esportes quando criança (natação, ginástica rítmica, handebol…), mas nenhum a capturou como a canoagem.. “Meu pai nadava todos os anos pela praia de Lanzada (localizada entre os municípios de El Grove e Sangenjo) e em uma ocasião decidimos acompanhá-lo de caiaque. Na praia conhecemos uma amiga do meu pai que tem a filha num clube de canoagem. Conversamos em ir experimentar e na semana seguinte ela estava lá e até hoje”, lembra a protagonista, que. Ela cresceu admirando David Cal e se propôs a ser a referência feminina que as meninas poderiam precisar..

Carreira explosiva

A sua carreira começou aos doze anos, num ano passou da canoagem para a canoagem e aos 15 foi convocada para a selecção nacional com a qual se mudou para Sevilha.. “No começo eu só pensava em sair de casa e viver a vida maluca separada dos meus pais. O objetivo era o Projeto Tóquio – a primeira vez que a canoa feminina foi olímpica – mas ir aos Jogos era uma utopia. abordado, mudei de opinião, comecei a focar nos treinos, trabalhando com psicóloga, mudei aspectos importantes da minha vida e comecei a ter bons resultados a nível internacional”, afirma.

O surgimento de María Corbera, que seria sua parceira de canoagem em Paris, acabou impulsionando a carreira de Antía.. “Até ela aparecer, ela sempre se destacou na Espanha e venceu com muita tranquilidade porque não tinha uma rival forte. Quando vi que María poderia ocupar o meu lugar, percebi que ela tinha que treinar mais”, explica. “No início tínhamos muita rivalidade, quase não nos falávamos. Passávamos um pelo outro no percurso e nos cumprimentávamos e pouco mais. fizemos isso com parceiros diferentes”, confessa.

María Corbera: rival, companheira, amiga e incentivadora

A qualificação para Tóquio 2020 foi agridoce e mais um ponto de viragem para Jácome. Ela tentou o qualificação para o C2 500 com Antía Otero no Pré-Olímpico, mas não conseguiu. “Foi um momento muito difícil para mim porque queria ir aos Jogos com a Antía, que foi uma pessoa que me ajudou muito quando eu estava passando por um momento muito ruim e me ajudou a voltar a ter aquele entusiasmo de competir. Afundei totalmente”, afirma. A última bala foi para pegar o passagem no C1 200, vaga que María Corbera conquistou – não nominal – e que Antía conquistou na seletiva. “Foi uma classificação agridoce porque nós dois merecíamos estar em Tóquio. Tivemos um nível muito bom. Aprendi muito com María e como ela lidou com aquela situação. A primeira coisa que ela fez foi vir me dar um abraço, apesar de estar arrasada. “, ela resume. “Depois disso nos conhecemos muito bem e a forma como nos víamos mudou. Agora estamos super felizes e muito ansiosos para irmos os dois para Paris”, enfatiza.

Antía tem quatro medalhas de prata mundiais em seu cartel; um ouro e uma prata europeus; um ouro e uma prata nos Jogos Europeus; e um diploma olímpico após seu quinto lugar em Tóquio 2020. “Terminei aquela regata feliz. Não tive resultado nenhum para estar brigando pelas medalhas, mas me senti muito bem. Ver-me em quinto lugar foi incrível”, destaca. “Adoro competir. Você tem que ter a cabeça muito fria naquele momento para estar na linha de largada com os melhores do mundo e dizer a si mesmo que vai se sair melhor do que eles. Eles estão uma cabeça e meia à frente de mim, mas isso não me faz sentir constrangida. Eu me vejo como confiante, forte e muito confiante”, acrescenta ela.

‘Reset’ após quinto lugar em Tóquio 2020

O ciclo rumo ao Paris 2024 começou agitado para Antía com uma lesão (costela quebrada) que o deixaria sem comparecer à Copa do Mundo e a fuga de seus treinadores (Marcel e Georgiana Glavan).. “Foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira desportiva”, confessa. “Depois de perder as eliminatórias para a Copa do Mundo com María (Corbera), na semana seguinte, meus treinadores disseram que iriam embora e iriam para a seleção chinesa, que é nossa rival direta. A Federação encontrou rapidamente uma alternativa para nós e fomos para Maiorca – depois de seis anos em Sevilha -, onde o meu treinador (Francisco Martin) e a equipa facilitaram muito a nossa vida”, afirma. “Lá voltei a gostar de remo e canoagem, consegui a medalha de ouro no Europeu e pude disputar o meu último Mundial sub-23, o que foi uma experiência incrível”, sublinha.

Em Maiorca mora com o namorado, o também remador Pablo Martínez.. “Ele é uma das melhores pessoas que já conheci na minha vida. Ninguém nunca falou mal do Pablo e você só precisa ver como ele trata sua família, seus amigos e seu povo. , Como ele diz, tivemos muita sorte de nos encontrarmos neste caminho e espero que assim seja por muitos mais anos. É um grande apoio para mim”, afirma. “Já compartilhamos a experiência dos Jogos de Tóquio e espero que possamos compartilhar os Jogos de Paris (ele tem classificação pendente no C1.000 com Tano García). Acho que eles vão conseguir porque têm um barco muito potente, mas se não, se conseguirem, tenho certeza que outras coisas muito melhores sairão porque são duas pessoas incríveis”, acrescenta.

Aprenda a se valorizar

Basta dar uma olhada nas redes sociais de Antía (ela tem 50 mil seguidores no Instagram e 24 mil no Tik Tok) para perceber a paixão da galega pelo esporte.. “Adoro competir. Eu cortaria os treinos e ficaria competindo o dia todo…”, diz ela, rindo. “Gosto de ir à academia. Depois de Tóquio me concentrei muito em melhorar. Não só na água, mas também fora. Trabalho com psicóloga, nutricionista,… tudo para chegar perfeita para a competição”, enfatiza.

A galega aparece diante das câmeras como uma mulher corajosa, confiante, otimista e determinada, mas nem tudo é o que parece.. “Sempre fui super inseguro. Tenho que perguntar a 15 pessoas antes de comprar qualquer coisa!” ela exclama. “Aos poucos estou trabalhando a autoconfiança. Sempre me comparei muito com meus concorrentes, com as pessoas, algo que me trouxe muitos problemas. isso e que eu tive que me valorizar mais sou muito forte, exageradamente forte, mas gosto de ser assim, que as pessoas na rua olham para mim e falam: ‘Droga, que garota forte‘. Sou uma atleta olímpica, não uma modelo que precisa ser muito magra para posar com determinado tipo de roupa. Cada pessoa é um mundo, são diferentes e agora estou muito feliz com o meu físico, com a minha mentalidade, com a minha pessoa. “Trabalhei muito com a psicóloga e aprendi a me valorizar como sou”, argumenta.

Uma viagem ao Quénia no verão de 2023 também mudou a sua forma de ver a vida. “Percebi que as pessoas ali gostavam do pouco que tinham e sempre tinham tempo de dar um sorriso. Talvez não tivessem o que comer, dormiam no chão, brincavam com a bola meio murcha ou andavam só com um sapato , mas isso não aconteceu. Impediu que eles fossem felizes. Muitas vezes damos importância a coisas que não têm”, afirma. “Voltaria sem pensar. Quando puder, pretendo passar um mês lá e poder ajudá-los, sobretudo, a partir da base do esporte”, acrescenta.